Olá pessoal,
faz algum tempo que não posto, mas pra compensar minha falta eu andei pesquisando mais sobre os pontos de gatilho que vimos na aula 06 de massoterapia e até encontrei uma imagem bem legal sobre aquele ponto na região glutea que muitos ficaram com dúvida de como encontar. E como amo história também, não deixei de pesquisar sobre como os pontos de gatilho foram descobertos. Segue abaixo então um texto bem legal de Cláudio Witte que da cursos no Centro de Estudos de Quiroterapias - Cequiro, em São Paulo. Espero que gostem do material!
A massagem e os Pontos de Gatilhos
Muito freqüentemente, as crises de dor aguda ou mesmo as dores crônicas estão ligadas a contraturas (espasmos) de um ou mais músculos. O conceito de pontos-gatilho (trigger point, em inglês) e de como tratá-los, pode ser então uma ferramenta útil que possibilitará ao massagista eliminar com sucesso estas contraturas - e as dores a elas relacionadas.
Por volta do final da década de 20, um alemão chamado Max Lange descobriu que nos músculos podiam aparecer pontos sensíveis e que o tecido nesses pontos se apresentava mais rígido que os circundantes. Esses pontos foram batizados em 1948 pela doutora Janet Travell, médica da Casa Branca na gestão Kennedy. Ela os chamou de pontos-gatilho miofasciais e desenvolveu um método de tratamento usando injeções de solução salina nestes pontos. Mais tarde descobriu-se que era possível desativar os pontos-gatilho usando apenas a pressão direta sobre eles. Então, por definição, um ponto-gatilho é um local no músculo altamente irritável que se apresenta rígido à palpação e que produz dor, limitação na amplitude de alongamento, fraqueza sem atrofia e sem déficit neurológico.
Como tratá-los? Antes de mais nada é preciso localizar os pontos através da palpação. Então pressioná-los por mais ou menos dez segundos. Isto vai desativá-los. Pode ser bem doloroso, devendo por isso ser feito com calma e sensibilidade. Depois, deve-se alongar os músculos onde eles estavam instalados para devolver a eles sua extensão normal de alongamento.
Eventualmente, um massagista faz isso intuitivamente. É um procedimento até bem simples, mas somado a um bom conhecimento de miologia e cinesiologia pode tornar possível ao massagista atender uma grande variedade de condições dolorosas, desde que de origem muscular.
Olha agora a imagem do ponto de gatilho na região glutea do qual eu falei:
Tenham um bom dia!
Atenciosamente,
Clbibia.